Elas são ricas em diversas vitaminas, e sua eficácia para evitar as câimbras, está relacionada ao potássio. Mito ou Verdade?
Vamos entender melhor o que é e quais são as causas da câimbra:
A câimbra nada mais que é uma contração muscular involuntária, a qual causa uma dor extremamente forte. Ela pode atingir qualquer parte do corpo, mas os principais lugares são:
Esses episódios normalmente acontecem durante ou depois de um exercício físico, quando sofremos a chamada fadiga muscular. Claro que podem acontecer em outros casos, como espreguiçar ao acabar de acordar, nadando na piscina, entre outros.
Os grandes causadores dessas contrações musculares são a desidratação, combinada com o desequilíbrio eletrolítico, que é causado pela insuficiência de cálcio, sódio, potássio e magnésio. Outros fatores também podem ocasionar esses episódios, como gestação ou doenças de diabetes, anemia, hipotireoidismo, alcoolismo, hipoglicemia, insuficiência venosa e cirrose hepática.
A banana evita a câimbra?
A banana é extremamente rica em água, potássio e carboidratos, ou seja, ela mantém a hidratação do corpo, fornece energia para os músculos e repõe os níveis de potássio. Caso a câimbra esteja sendo causada por falta de energia ou hidratação, que são os principais fatores, a banana ajuda e muito!
Mas além disso, é importante seguir outras orientações, como:
Já falamos aqui no blog sobre os benefícios dela para repor a energia após um treino intenso, veja clicando aqui.
Então, sim, a banana é uma ótima aliada para você.