É verdade que essa fruta possui uma boa quantidade de carboidratos e frutose que ajudam a recuperar a energia após uma longa e intensa jornada de exercícios. Além disso, ela é rica em potássio, um mineral que evita câimbras e protege os músculos. Por isso, é recomendado consumir de uma a três bananas por dia durante toda a semana antes e, principalmente, depois do treino. Mesmo que você não pratique atividades físicas, existem inúmeros motivos que vão te convencer a incluir a banana em sua dieta. Veja alguns:
Mesmo que ela tenha frutose e carboidrato em sua composição, as suas fibras insolúveis ajudam a manter a glicemia do organismo estável, fazendo com que você sinta menos fome e produza menos insulina. Em sua composição está ainda o triptofano, um aminoácido que ajuda na liberação do hormônio serotonina, aquele que promove prazer e bem-estar.
As bananas também são ricas em amido, um outro tipo de carboidrato que se transforma em açúcar após passar pelo processo de digestão. Mas, diferentemente do açúcar industrializado, a frutose (que é o açúcar das frutas) não é nociva ao organismo. Esse carboidrato que vira açúcar ajuda na saciedade da fome, diminui a ansiedade e repõe energia às células que perderam desempenho depois de serem submetidas ao exercício físico intenso.
Em entrevista ao programa Bem-Estar, o educador físico e doutor em ciência do movimento humano, Orlando Laitano, explicou que a frutose da banana é uma fonte rica de energia para os músculos durante a prática de atividades físicas. Além disso, ele também afirmou que a banana otimiza o desempenho dos atletas. Não é à toa que a fruta é a mais consumida por quem pratica atividade física.
Como atletas devem consumir banana?
Por ser extremamente versátil, você pode consumir a banana de várias maneiras, como em bolos, tortas doces, cozida, grelhada, à milanesa e com aveia e mel. Confira algumas dicas: